quarta-feira, 12 de maio de 2010

Japão quer enviar robôs humanoides para a lua até 2015


A SOHLA (Space Oriented Higashiosaka Leading Association), um consórcio de fabricantes de satélites de Osaka, no Japão, decidiu criar um robô bípede, de características humanas, para andar na lua daqui a 5 anos.

A empresa japonesa planeja que o robô Maido-kun esteja pronto em 2015 para seguir os passos de Neil Armstrong. O Maido-kun será menor que um ser humano, mas apresentará suas características principais. Poderá gravar observações astronômicas, além de realizar amostragens geológicas.

Conforme conta o site CNET, o maior obstáculo para a inventiva é seu custo, estimado em mais de 1 bilhão de yens, ou U$ 10 milhões. A SOHLA espera que o projeto estimule o desenvolvimento espacial em empresas menores.

Outra empresa espacial do Japão, a JAXA (Japanese Aerospace Exploration Agency), já em 2005, anunciou que enviaria robôs bípedes para a Lua. Entretanto, as dificuldades do solo lunar para um meio de locomoção deste tipo desencorajaram a agência, e os robôs foram construídos sobre rodas, conta o site PinkTentacle. Mesmo assim, um dos membros do conselho da SOHLA, Noriyuki Yoshida, acredita que, sim, rodas são meio de locomoção mais estáveis e confiáveis em um terreno tão pouco conhecido como o do satélite da Terra, porém robôs bípedes são “glamurosos e tendem a animar as pessoas”.

Tanto a JAXA quanto a SOHLA pretendem enviar seus robôs à lua em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário