quarta-feira, 6 de abril de 2011

Android, Windows Phone 7, Chrome e Firefox resistem às tentativas de hacking na Pwn2Own

Há cinco anos é realizada a competição Pwn2Own. Já bastante tradicional, ela engloba duas categorias: navegadores web para sistemas desktop e sistemas para celulares.

Nesse ano, apenas dois sistemas de smartphones conseguiram ficar de pé ao término dos três dias de competição: Android e Windows Phone 7. Os outros dois alvos, BlackBerry OS e iOS, da Apple, caíram no segundo dia.

O resultado não significa que os que passaram imunes pelas tentativas de hackeamento são os mais seguros da paróquia. Pelo menos é o que afirma Peter Vreugdenhil, vencedor da última edição por ter conseguido explorar o Internet Explorer. Ainda de acordo com ele, há uma série de razões que fazem com que os hackers desistam de tentar explorar um alvo.

Um dado curioso é que tanto o BlackBerry OS, quanto o iOS, foram explorados através do navegador, que, a exemplo do Safari, Chrome e do navegador nativo do Android, também são movidos pelo motor WebKit. O Safari também caiu. Chrome e Android resistiram bravamente às tentativas, no caso do navegador para desktops, em muito devido às técnicas de sandboxing e mitigação de falhas implementadas pela Google, além da atualização compulsória e em ciclos curtos. Só para constar, o Firefox também passou ileso pela bateria de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário